Empreendedorismo feminino é destaque em Encontro Estadual de Associações Comerciais
Lideranças empresariais e mulheres empreendedoras de toda a Bahia estiveram reunidas em um grande evento na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), nesta segunda-feira (18). Com uma programação diversificada, o Encontro Estadual de Líderes de Associações Comerciais teve como tema central “Os Desafios e Oportunidades para o Empreendedorismo Feminino”. Realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), através do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec), o evento reuniu cerca de 100 participantes.
Troca de conhecimento, relatos inspiradores, fortalecimento do empreendedorismo e a importância do associativismo feminino fizeram parte do painel especial, que contou com a participação da presidente nacional do Cmec, Ana Cláudia Badra Cotait. Para ela, o maior ganho que o um evento desse porte proporciona às participantes é a relação entre as pessoas do mesmo segumento (network), além de todo o conhecimento partilhado. Ao destacar o forte empreendedorismo feminino no Brasil, ela ressaltou a importância da formação de líderes, para que as conquistas sejam ampliadas.
Ana Claudia falou sobre a representatividade feminina em Associações Comerciais na Bahia, o que considera um grande passo para que outras mulheres se inspirem. Ela participou de uma roda de conversa conduzida pela jornalista Madalena de Jesus, ao lado da empresária CEO de O Corujão, Daniela Lacerda; a mãe de seis, psicóloga e influenciadora Digital Layane Cedraz; a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio; a diretora do Dispensário Sant’Ana, Irmã Rosa; a empresária da Mayolo Brand e vice-presidente do Bahia de Feira, Mayara Correia; e a secretária de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Moriá Hummel.
Além da integração e ampliação de mulheres empreendedoras nas associações, aumentar a participação delas nas tomadas de decisões é um dos propósitos da Faceb, segundo o presidente Clóvis Cedraz. “Queremos fazer com que as mulheres sejam parte. As que já participam hoje são motivo de orgulho para nós, mas temos mais programas, como o Projeto Empreender, o Capacitar, as campanhas de motivação de vendas, que fazemos com maestria na Bahia inteira, e precisamos disseminar nas Associações Comerciais para que ninguém deixe de participar por falta de informação”, ressaltou.
E esse crescimento da representatividade feminina tem sido prioridade não só para a Faceb como todas as representações comerciais, conforme destacou o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jorge Khoury. Para se tornar realidade, as associações têm atuado cada vez mais com orientação e capacitação das mulheres empreendedoras. Além do painel especial, a programação do evento incluiu palestras sobre a “Importância da Integração Entre Redes de Mulheres”, com a consultora de relacionamento do Cmec Nacional, Dominique Lima; “Sustentabilidade: o que isso tem a ver com o empreendedorismo feminino”, com Márcia Sued Motta; e workshop sobre “Planejamento Estratégico Capacitação para Lideranças Femininas”, com a equipe IDO Instituto para o Desenvolvimento das Organizações.
Entre as demais representações presentes no evento, estiveram a presidente do Cmec em Feira de Santana, Tatiana Novaes; vice-presidente da Faceb, Elizangela de Souza; presidentes da Acefs, Genildo Melo; da Associação Comercial de Jacobina, Neide Vieira; da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim, Nelson Pinheiro; da Associação Comercial de Seabra, Jussileno Duarte; e da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras, Fábio Nogueira; além da secretária de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana, Katia Petillo, representando o prefeito Colbert Martins; e o deputado federal José Neto.