ACEFS investe em ações estratégicas de gestão com o Programa Capacitar
Arrumar a casa para o empresariado. Esta é a proposta da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), ao se reintegrar ao Programa Capacitar, desenvolvido pelo Sebrae. Com o sugestivo lema “Transformando Entidades”, a ideia é promover intervenções de gestão e de cultura associativa e diversificação e ampliação do portfólio de produtos e serviços para a economia local.
Nesse processo de planejamento estratégico de ações internas e externas referentes à própria gestão, a busca é pela organização do organismo institucional. “Estruturados, estaremos sempre transformando e atualizando, para executar e ter resultado”, afirma a consultora Tatiane Amaral, ao destacar a importância do programa para a entidade e, consequentemente, os associados e o setor empresarial como um todo.
Os resultados já alcançados pelo programa, nesse modelo que inicialmente foi inspirado e financiado por organismos de fomento Alemão e veio para o Brasil em 1999, não deixam dúvidas que é uma iniciativa proveitosa. Dentre as metas atingidas estão a formação de novas lideranças, a consolidação de mudanças, conquista de melhor representação e ações de fortalecimento e expansão do segmento.
O Programa se baseia em quatro linhas estratégicas de atuação e no desenvolvimento organizacional da gestão: relacionamento e representação institucional; cultura associativa; serviços, soluções e parcerias; e desenvolvimento setorial. A formação e capacitação de diretores e funcionários nas mais diversas áreas são metas do programa, que é fomentado pela FACEB – Federação das Associações Comerciais da Bahia.
“O Programa Capacitar contribui de forma significativa para o aprimoramento do modelo de gestão da entidade, levando em conta questões como qualificação, planejamento estratégico formação de lideranças e expansão das ações para o setor empresarial”, afirma o presidente da ACEFS, Marcelo Alexandrino. Ele entende que o envolvimento dos associados é fundamental para o êxito da iniciativa, que tem a parceria do Sebrae.
Para o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, é muito importante estar junto com a Associação Comercial em relação ao Capacitar, que visa a melhoria de gestão. “Muito feliz em estar contribuindo com essa questão, entendendo que a partir do momento em que as entidades aprimoram seu modelo de gestão, conseguimos também atender aos pequenos negócios, que é o objetivo comum do Sebrae e da Associação Comercial”, diz.