De vendedor ambulante a jogador de futebol internacional e empreendedor: Erison Santos fala de suas vivências na ACEFS
Conseguir a satisfação do cliente é uma arte, ou resultado de um atendimento excepcional? Ninguém melhor do que um empreendedor, que aprendeu desde cedo o ofício de vendedor, para responder a esse e tantos outros questionamentos do público que lotou o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), na noite de terça-feira (30.4). O evento foi uma realização conjunta da entidade e o Sebrae e atraiu representantes de todos os segmentos produtivos.
Mais do que uma palestra, o feirense Erison Santos, que conheceu seis países jogando em 15 times de futebol, proporcionou uma aula sobre a vida, com relatos emocionantes. Os segredos do sucesso podem ser vários, mas com certeza não esquecer as origens é o mais importante. E isso inclui, especialmente, a mãe Elza Maria – que prestigiou o filho no evento – e a vivência com pessoas simples, mas sábias, na Feira da Estação Nova – a FNE, sigla que ele atribui à faculdade da vida. Lá, a sua mãe tinha uma banca de frango.
Entre os países em que Erison jogou futebol estão Armênia, México, Bulgária e França. “Eu sonhei que seria um vencedor”, disse o palestrante, que fez questão de chegar bem antes do horário para falar com os convidados, sempre com um sorriso no rosto. “Por trás de cada profissional existe uma pessoa”, disse o vendedor, destacando que “toda história tem o seu valore tudo que tiver valor tem uma grande história”, proclamou o menino que foi destaque nacional Ambev e faz questão de colocar no alto do currículo a experiência de vendedor ambulante.
Autoconhecimento, equilíbrio e fé
Durante a noite promovida pelo programa Acelera Comércio, Erison Santos distribuiu sorrisos, simpatia e, sobretudo, conhecimentos. Ele defende a ideia de que “todas as pessoas nasceram para conquistar sonhos, objetivos e metas”. Nascido no bairro Brasília, ele viveu entre o Parque Ipê e a Estação Nova, onde se preparou para os desafios e os imprevistos. Como a pane no material que exibiria, logo no início da palestra, superada graças à experiência de do empreendedorismo, que ele definiu como “a ousadia de assumir a direção do próprio destino”.
O autoconhecimento é um ponto essencial fundamental para quem decide empreender, como ensinou o palestrante, que fala fluentemente Inglês, Francês e Espanhol. “Se eu não entender de mim, como vou entender as pessoas?”, indagou, citando ainda o equilíbrio para enfrentar a turbulências e a fé – “sem ela estamos fadados ao fracasso”, conforme destacou, como passos importantes na trajetória do empreendedor. Erison citou ainda a doutrina grega Estoicismo, que define o que está ou não ao nosso alcance.
Sempre guiado por princípios e valores adquiridos desde a infância, graças à convivência com pessoas de caráter, mais a consciência da importância da pontualidade e da excelência, Erison Santos destacou que no início de qualquer empreitada existem dificuldades e frustrações. “As dificuldades de hoje são os degraus de nossa vitória amanhã”, assegurou o palestrante, que foi recepcionado pelo presidente da ACEFS, Genildo Melo; o vice-presidente Adauto Júnior; e o diretor de Comércio Kleison Melo, mais o gerente adjunto regional do Sebrae, Renato Lisboa.