Top
 

Feira de Santana será representada por atleta de 10 anos em Campeonato Mundial de Karatê, no Japão

Feira de Santana será representada por atleta de 10 anos em Campeonato Mundial de Karatê, no Japão

 

Uma menina de apenas 10 anos vai representar Feira de Santana do VI Campeonato Mundial de Karatê, que acontecerá em Tóquio, no Japão, a convite da Confederação Brasileira de Karatê. Sophia Rosa Dantas é ligada à Associação de Treinamento e Estudo de Karatê Shotokan (ASTEKAS) e apesar da pouca idade já acumula títulos e medalhas, sendo a competidora número 1 do ranking nacional na categoria de 9/10 ano. São 3 medalhas de ouro em kata equipe, 2 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata no kata individual, 2 medalhas de ouro no kumite.

As premiações representam o seu aprimoramento técnico, característica que a credencia a participar do evento, que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de julho. A atleta terá, também, participação garantida em várias outras competições, a exemplo da Copa Yamabushi, que ocorrerá no dia 5 de maio; Copa da Amizade, os dias 11 e 12 de maio; Campeonato Baiano, onde competirá de forma individual e em equipe, nos dias 8 e 9 de junho; Seminário Técnico Internacional Massao Kagawa, na Bahia, no dia 23 de junho, e o Campeonato Mundial de Karatê JKS, entre os dias 26 e 28 de julho de 2024.

A agenda de Sophia para o ano de 2024 é inclui ainda a Copa Astekas, nos dias 21 e 22 de setembro; o 28º Campeonato Nacional de Karaté JKS, entre os dias 10 e 13 de outubro; bem como a 2ª Copa Salvador de Karatê JKS, prevista para o dia 8 de dezembro de 2024. Mas além do incentivo dos amigos e mestres da “arte da mão vazia”, a pequena atleta que integra a equipe do curso do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), precisa de apoio institucional para assegurar a sua presença nas competições.

“Apoiar essa menina significa proporcionar a sua participação em competições em níveis local, regional, estadual, nacional e mundial e, mais que isso, elevar o nome de Feira de Santana de forma positiva”, defende Genildo Melo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), destacando o talento da atleta. Ele lembrou ainda que prática de atividade física durante o período de infância/adolescência é essencial para um bom desenvolvimento humano. Vale lembrar que todas as atividades de Sophia são acompanhadas pela mãe, Claudia Rosa Gonçalves

Sobre o Karatê

Há mais um século, o karatê tem estado presente no Brasil. A arte marcial foi trazida ao país por uma colônia japonesa que ensinou, no início do século XX. A jovens japoneses e brasileiros foram ensinados a técnica do karatê informalmente, até o surgimento de uma formalidade, a partir da década de 1950, quando novos adeptos estimularam o crescimento da arte marcial e sua difusão pelo território brasileiro. Estudo e dedicação asseguram o melhoramento das técnicas da arte marcial, bem como a valorização do desempenho por meio da prática.

 

Compartilhe
ACEFS

Seja o primeiro a comentar

Comentar