Jair Onofre fala sobre pesquisa de prefeito para empresários do comércio
Os números da pesquisa contratada pelo site Bahia na Política e jornal Folha do Estado e realizada pela empresa Equalip foram amplamente debatidos nos meios políticos desde a sua divulgação. O assunto chegou também às lideranças empresariais, por meio de uma palestra do diretor do site, jornalista e radialista Jair Onofre, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS).
“A intenção foi mostrar o cenário do momento político com relação à eleição de prefeito, que acontecerá em 2020”, explicou o profissional de comunicação, destacando que os acontecimentos políticos são dinâmicos. Um exemplo disso, conforme citou, foi o recente anúncio de apoio do ex-deputado federal Fernando Torres ao prefeito Colbert Martins. Na pesquisa, o nome de Torres aparece como pré-candidato.
A pesquisa foi realizada considerando 14 nomes na disputa e ouviu 1.005 pessoas, em 30 bairros e 5 distritos, entre os dias 27 de maio e 1º de junho. A confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Sobre as discussões em torno dos números apresentados, Jair Onofre disse que respeita as posições, mas advertiu que os resultados devem ser vistos com cuidado, por todos os envolvidos.
“Ainda faltam 18 meses para a eleição, mas os números servem de parâmetro para aqueles que desejam ser candidato e estão sendo pontuados na aferição”, disse Jair Onofre, lembrando que a avaliação de governo também é um aspecto importante, pois não é uma questão de eleição, mas do momento que vivem os administradores do Município e do Estado. Nas duas esferas de governo a Saúde foi apontada como o pior serviço.
Dentre os nomes apontados como prováveis pré-candidatos em 2020, tanto de forma espontânea como estimulada, destaque para o deputado federal Zé Neto, que surge em primeiro lugar, com 16,6%, seguido do atual prefeito Colbert Martins da Silva, com 8,8%, e o deputado estadual Targino Machado, com 6,0 %. O ex- deputado estadual e radialista Carlos Geilson aparece com 2,3%.